1 - Venha estudar na Âé¶¹ÊÓÆµ: aqui, as opções de ingresso
Estão no ar quatro editais referentes a formas de ingresso na Âé¶¹ÊÓÆµ. Se seu desejo é estudar aqui, a hora é agora! A Comissão Permanente do Vestibular (Copeve/PROEN) abriu quatro modalidades de acesso. A primeira é o já tradicional SiSu, edital e termo de adesão para o ano de 2025.
Candidatos ao curso de Música devem se atentar para o Processo Seletivo Especial 2025/1, cujas regras e cronograma podem ser lidos aqui. A modalidade a distância da licenciatura em Filosofia também tem regras próprias.
Vale destacar que a Reocupação de Vagas Ociosas (PVR 2025/1) segue seu processo, estando na Reintegração, ou Reingresso de Não Graduados, direcionada à entrada de ex-aluno que tenha perdido o vínculo com curso de graduação de interesse ou com curso de área afim da Âé¶¹ÊÓÆµ ou de outra instituição de ensino superior credenciada pelo MEC.
2 - Comissão vai viabilizar parceria com a EBSERH
A ideia é que seus integrantes sejam responsáveis por elaborar e executar estudos sobre o convênio com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), para viabilização do Hospital Universitário da Âé¶¹ÊÓÆµ.
O Grupo de Trabalho é composto pelos professores Juliano Teixeira Moraes (presidente); Angelita Cristine de Melo e Cristina Sanches (Farmácia); Denny Fabrício Magalhães Veloso e Júlio César Veloso (Medicina) e Liliane de Lourdes Teixeira Silva (Enfermagem).
Para a diretora do Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO), Herica de Lima Santos, a aprovação por unanimidade, no CONSU, da minuta e plano de trabalho referente ao Acordo de Cooperação Técnica é mais um importante passo para a doação do Hospital à Âé¶¹ÊÓÆµ, tão logo as obras e os processos de aquisição de equipamentos sejam finalizados, seguida da gestão do serviço pela EBSERH. Mais informações.
3 - Bolsa para design instrucional no NEAD
O Núcleo de Educação a Distância da Âé¶¹ÊÓÆµ () vai selecionar, de 6 a 19 de janeiro, bolsistas para a equipe de Design Instrucional. Preferencialmente – mas não só – para alunos dos cursos de Comunicação Social, Arquitetura e Urbanismo ou Ciência da Computação, que cumprem 20 horas semanais, respeitando o turno escolar. Participe!
4 - Coleção de selos homenageia cientistas pioneiras
Já circulam as estampas de sete mulheres que impulsionaram a força feminina em áreas da Ciência anteriormente ocupadas majoritariamente por homens. A inédita coleção Mulheres Pioneiras das Ciências Brasileiras é iniciativa dos Correios, com apoio da SBPC.
Entre as homenageadas, Carolina Bori (1924-2004), uma das maiores referências da Psicologia no país e a primeira mulher a presidir a SBPC; Bertha Lutz (1894-1976), renomada bióloga e pioneira do feminismo; Sônia Guimarães, pesquisadora e professora de Física.; Enedina Alves (1913-1981), a primeira engenheira negra do Brasil; Graziela Barroso (1912-2003), considerada a “primeira-dama da botânica brasileira”; Maria Deane (1916-1995), destaque na pesquisa de doenças tropicais; e Márcia Barbosa, física reconhecida internacionalmente por suas contribuições à Ciência.
5 - Conheça os indicados de Minas ao Prêmio Confap 2024
Cinco pesquisadores de Minas Gerais estão concorrendo ao Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia & Inovação – Professor Ennio Candotti 2024. procura reconhecer a trajetória de pesquisadoras e pesquisadores que se destacaram em pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação, cujos resultados tenham contribuído para a produção de conhecimento e beneficiado direta ou indiretamente o desenvolvimento e o bem-estar das populações brasileiras.
A primeira etapa consiste em uma fase estadual, conduzida pelas Fundações de Amparo à Pesquisa em seus respectivos estados. Em Minas Gerais, essa fase começa com a indicação de nomes pelas Câmaras de Avaliação de Projetos da Fapemig e por entidades parceiras, como os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs). Em um segundo momento, esses nomes são avaliados por uma comissão especial formada por pesquisadores de fora do Estado.
O Prêmio inclui também a categoria Profissional de Comunicação, que reconhece a atuação desses profissionais que, por meio do jornalismo científico, tenham contribuído para aproximar a ciência, a tecnologia e a inovação da sociedade. A Rede Mineira de Comunicação Científica () indicou a jornalista Diélen dos Reis Borges Almeida, da Federal de Uberlândia, repórter do portal , uma das criadoras e integrante da equipe que produz o podcast .
A previsão é que os finalistas sejam conhecidos até 9 de abril, com a cerimônia de premiação agendada para o mês de junho.
6 - Capes divulga edital para o Programa Caminhos Amefricanos
Peru, Angola e República Dominicana vão receber 50 vagas cada, para atividades de combate ao racismo e promoção da igualdade racial no Brasil. É o que propõe o edital conjunto do .
Essa edição é desenvolvida em parceria com o Ministério da Igualdade Racial (MIR), a Universidad Nacional Mayor de San Marcos, em Lima, capital da República do Peru, a Universidade Agostinho Neto, na cidade de Luanda, capital da República de Angola, e com a Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO) República Dominicana.
A chamada referente ao Peru selecionará 50 professores da educação básica de instituição de ensino pública brasileira que se autodeclaram como pessoas pretas, pardas ou quilombolas. Em Lima, os participantes desenvolverão ações formativas com a Universidad Nacional Mayor de San Marcos, visitas guiadas em escolas, locais históricos e museus. As inscrições encerram em 30 de janeiro de 2025.
As inscrições têm data móveis e devem ser feitas no , por meio do formulário de inscrição on-line e da apresentação dos documentos solicitados no edital.
Última atualização: 02/01/2025