1 - Patrocine uma equipe campeã
A Trem Ki Voa Micro está em busca de patrocinadores para decolar junto com essa multicampeã equipe da Âé¶¹ÊÓÆµ. Quanto mais apoio, mais alto ela pode chegar, alcançando novos horizontes que representem a inovação e o trabalho coletivo no Aerodesign.
A TKVm foi vice-campeã na 26ª Competição Nacional SAE Brasil Aerodesign em 2024, quando conquistou também os títulos deMelhor Projeto, Melhor Apresentação e Menor Tempo de Montagem e Desmontagem. A Úrsula brilhou, tendo todos os voos validados durante as provas.
A medalha de prata já veio para SJDR em 2012 e 2020. A Trem Ki Voa Micro venceu cinco títulos nacionais, foi cinco vezes melhor projeto e trouxe pra casa um vice-campeonato mundial em 2015. .
2 - Venha cursar Filosofia a Distância na Âé¶¹ÊÓÆµ
O Núcleo de Educação a Distância da Âé¶¹ÊÓÆµ (NEAD) recebe, a partir do dia 17, inscrições para a graduação em Filosofia, grau licenciatura, nos polos de Araçuaí e Araxá, em Minas; Cubatão, Tarumã e capital paulista, em Perus. São 30 vagas em cada uma dessas cidades.
Se você é docente da rede pública de ensino, pode se inscrever até 21 de janeiro; se pertence à demanda social, o prazo é de 19 a 21. Informações mais detalhadas no edital.
3 - Oportunidades na pós
Neste janeiro, alguns programas de pós-graduação encerram na Âé¶¹ÊÓÆµ seus prazos de inscrição. Sempre bom estarem atentos, pois a formação continuada é fundamental para a trajetória profissional, seja acadêmica, seja de mercado.
O Programa de Pós-Graduação em Física e Química de Materiais (FQMAT), que oferece turmas de mestrado e doutorado, aceita candidaturas até dia 24. O Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias (PPGCA) encerra as inscrições mais cedo, em 20 de janeiro.
Saiba mais sobre cada programa nos links em destaque.
4 - A Era da Desinformação
A SBPC lançou edição especial do que se debruça sobre fenômeno que, junto à emergência climática, desponta como um dos maiores riscos à humanidade: a desinformação. Conquistas democráticas em xeque, liberdade digital ofuscada, teatralização da política, dinâmicas sociais que sustentam notícias falsas são alguns dos temas abordados na publicação, que está a um clique de uma interessante leitura, gratuita.
5 - Covid-19: a pandemia que não pode ser esquecida
Até onde se sabe hoje, a pandemia da covid-19 ceifou mais de 20 milhões de vidas, custou US$ 16 bilhões, manteve 1,6 milhão de crianças fora da escola e empurrou cerca de 130 milhões de pessoas para a pobreza. E ainda não acabou: os números de outubro de 2024 mostraram que pelo menos mil pessoas estavam morrendo de covid-19 a cada semana, 75% delas nos Estados Unidos, e isso se baseia apenas em dados dos 34 países que ainda relatam mortes à OMS.
Em dezembro, numa reunião de quatro dias em Awaji, Japão, sobre a prevenção de futuras pandemias, a epidemiologista da OMS, Maria Van Kerkhove, se referiu a esses números com exasperação. “No mundo em que vivo agora, ninguém quer falar sobre a covid-19. Todo mundo está agindo como se a pandemia realmente não tivesse acontecido.”
No entanto, cinco anos depois do coronavírus SARS-CoV-2 ter surgido pela primeira vez em Wuhan, na China, os cientistas ainda buscam intensamente dar sentido à covid-19. Apesar da enxurrada de insights sobre o comportamento do vírus e como evitar que ele cause danos, muitos pesquisadores temeram que o mundo tenha feito vista grossa às lições aprendidas com a pandemia. .
Última atualização: 07/01/2025