Âé¶¹ÊÓÆµ

 

1 - Bruna Sola palestra no CDB


Na próxima sexta, 4, às 19h30, no Teatro do Campus Dom Bosco, a professora Bruna Sola (DECED) fala sobre O compromisso social e a valorização do trabalho docente na história da educação contemporânea. O evento marca a abertura dos trabalhos do Programa Âé¶¹ÊÓÆµ de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), assim como inaugura o semestre letivo nas licenciaturas.

O PIBID tem como objetivo incentivar a formação de professores por meio da integração entre a universidade e as escolas da educação básica, proporcionando experiências práticas aos estudantes das licenciaturas. Ano passado, a Âé¶¹ÊÓÆµ recebeu um importante reconhecimento nacional ao ter seu Projeto Âé¶¹ÊÓÆµ e os Subprojetos das áreas específicas classificados em terceiro lugar em ranking da Capes, entre 302 instituições associadas ao Programa. Prestigie!

 

2 - Aula magna na pós em História


O Programa de Pós-Graduação em História também agendou aula magna do semestre. A professora Maria Elisa Noronha de Sá, da PUC-Rio, vai debater a História intelectual latino-americana: itinerários, debates e perspectivas teóricas. Nesta quinta, 3, às 19h, no auditório da Biblioteca do Campus Dom Bosco. Participe!

 

3 - Fraldários em todos os banheiros? A Âé¶¹ÊÓÆµ tem!


A Âé¶¹ÊÓÆµ implantou, além das bolsas para estudantes mães, fraldários em todos os banheiros da Universidade, que oferece ainda salas de lactação para a amamentação e o armazenamento de leite?

 

São ações importantes para garantir entrada e permanência de mães na Âé¶¹ÊÓÆµ. Dá uma olhada no que algumas pessoas de nossa comunidade acadêmica falam sobre! No .  

 

4 - Teatro na Âé¶¹ÊÓÆµ: oficinas para a comunidade

 

O projeto de extensão Teatro na Âé¶¹ÊÓÆµ: oficinas para a comunidade são-joanense abre inscrições para a comunidade externa. Coordenado pelo professor Davi de Oliveira (DEACE), as aulas consistem em atividades práticas e gratuitas, como brincadeiras, criação de histórias, personagens e cenas teatrais. 

 

“Os objetivos são ensinar a linguagem teatral e favorecer a frequentação de espaços da Universidade pela comunidade são-joanense.” As aulas podem ser ministradas por alunos voluntários da graduação, por estagiários de licenciatura em Teatro ou por colaboradores externos. 


O primeiro semestre de aulas vai até julho. Podem se inscrever crianças a partir de quatro anos de idade, sem limite máximo. .

 

5 - Agenda: ONÁ em duas versões

 

ONÁ – Memória Espiral, espetáculo e pocket show originados pelos desdobramentos da pesquisa de Laiene Belmonte, egressa do curso de Teatro da Âé¶¹ÊÓÆµ, entra em cartaz neste abril, com ingressos gratuitos que devem ser retirados .

 

ONÁ é uma jornada poética que tece memórias, ancestralidade e a sacralidade da natureza. Inspirada pelas culturas afrodiaspóricas e pela musicalidade dos terreiros, a performance é um solo autobiográfico em que voz e corpo ressoam em diálogo com os orixás, os ciclos naturais e a espiral do tempo.

 

O espetáculo está marcado para os dias 12 e 13, às 20h, na Sala Preta do CTAN. O pocket show acontece antes: dia 8, às 19h, no Centro Cultural Âé¶¹ÊÓÆµ, entrada franca, sem retirada de ingressos. A Âé¶¹ÊÓÆµ vai oferecer transporte para o CTAN, saindo da Praça da Estação às 18h30. Siga o evento no Instagram: @laienebelmonte, @fe_menino, @oi_amad.

 

6 - Defesa PPGPSI


Na primeira sexta-feira do mês, dia 4, às 9h, em sessão remota, a doutoranda Júlia Maria Girotto Agostini defende sua tese Habilidades sociais educativas e saúde mental de pais: relações com habilidades sociais e problemas de comportamento de crianças com TEA. O acesso à sala deve ser solicitado ao orientador, por e-mail. 

Banca 

Prof. Lucas Cordeiro Freitas (orientador)

Profa. Mônia Aparecida da Silva (Âé¶¹ÊÓÆµ)

Profa. Marina Bandeira (Âé¶¹ÊÓÆµ)

Profa. Patrícia Lorena Quiterio (UERJ) 

Profa. Luciana Carla dos Santos Elias (USP)

 

7 - TCU II: pontes do Brasil

E se você pudesse ajudar a fiscalizar as pontes por onde você passa? Pois agora é possível! Qualquer cidadão poderá contribuir com a fiscalização do sobre a manutenção da malha rodoviária federal. Identificado o problema, basta encaminhar a informação para o Tribunal por meio .


Última atualização: 02/04/2025