Âé¶¹ÊÓÆµ

 

1 - Quem canta seus males espanta!


, conduzido pela professora Maria Cordélia, ainda tem vagas para ingresso no grupo da Casa da Saúde/SUS, do bairro Tejuco, que já está em andamento toda quarta, às 14h30.

 

A atividade, gratuita, integra canto, cantoterapia, técnicas meditativas, comunicação não violenta, música do círculo e outras abordagens, que se conectam a fim de promover melhoria da saúde e do bem-estar. As inscrições são feitas na Casa da Saúde: (32) 99967-3600.


Maria Cordélia conduz também a Roda de São João de jogos musicais e cooperativos, projetos gratuitos oferecidos em espaços públicos da cidade. É professora de voz no curso de teatro do CEFART/BH e lecionou nos cursos de graduação em Teatro da Âé¶¹ÊÓÆµ e da UNESPAR. Seus interesses envolvem a relação entre práticas e processos de autodesenvolvimento e conexão com o outro, ampliando a escuta, a atenção e o enriquecer da presença cênica. .

 

 

2 - Coordenador do NUAMB palestra no Exército


Gustavo Almeida, que coordena o Núcleo de Meio Ambiente da Âé¶¹ÊÓÆµ (NUAMB), falou sobre gestão ambiental no 11º Batalhão de Infantaria da Montanha de São João del-Rei, na última quarta, 2. A palestra é parte de uma iniciativa do Batalhão para fortalecer os conhecimentos e práticas dos militares em relação à sustentabilidade e preservação ambiental.


Gustavo, biólogo e mestre em Bioengenharia, apresentou ações e programas ambientais desenvolvidos na Âé¶¹ÊÓÆµ, destacando iniciativas voltadas para o gerenciamento de resíduos perigosos, monitoramento da qualidade da água, preservação de áreas verdes, coleta seletiva e atendimento às legislações ambientais. 

 

3 - Mutirão de exames


O Centro de Telessaúde da Âé¶¹ÊÓÆµ, em parceria com o Hospital das Clínicas da UFMG, está realizando mutirões de exames de ecocardiograma e eletrocardiograma na Policlínica de Divinópolis. A previsão é atender aproximadamente dois mil pacientes, em três finais de semana, aos sábados e domingos.


Dez cardiologistas a cada dia, trabalhando com professores/pesquisadores, alunos de graduação e residência médica, vão fazer exames em pacientes da lista de espera da Prefeitura de Divinópolis. Na semana passada, foram atendidos 563 pacientes.


A Telessaúde tem financiamento internacional da Edwards LifeScience Foundation e Reach, e parceria da Sociedade Mineira de Cardiologia, com apoio da Prefeitura Municipal/SEMUSA. Philips, CNPq, Rede de Telessaúde de Minas Gerais e Instituto de Avaliação de Tecnologia em Saúde são patrocinadores do Centro.

 

4 - Aniversário do CCO


Quarta, dia 2 de abril, a Âé¶¹ÊÓÆµ foi destaque no MGTV, da TV Integração. O programa, apresentado por André Lamounier, egresso do curso de Jornalismo da Âé¶¹ÊÓÆµ, noticiou os 17 anos do Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO).


A primeira aula no Campus aconteceu em 2 de abril de 2008. Em entrevista à TV, a diretora do CCO, Herica Lima, ressaltou o fortalecimento da Âé¶¹ÊÓÆµ no ensino, na pesquisa e na extensão. A reportagem completa pode ser .

 

5 - Cursos gratuitos do Senac

 

O Senac, integrante do Sistema Fecomércio MG, abriu inscrições para quatro cursos gratuitos nas áreas de beleza, gastronomia e informática em e. As turmas começam em meados de abril e maio, sendo parte dos programas e.
  

Os interessados devem se inscrever presencialmente na unidade respectiva do curso desejado, apresentando documento de identidade, CPF, comprovante de residência e histórico escolar. Menores de idade devem estar acompanhados pelos responsáveis legais.
  

Em São João del-Rei, as opções de qualificação abrangem: Penteados (de 22/04 a 07/08, aulas à tarde); Maquiador (de 12/05 a 08/07, aulas à tarde) e Programação em Java (de 26/05 a 10/06, aulas à noite). O Senac na cidade fica na Rua Marechal Deodoro, 131 – Centro,  (32) 3379-8950.
  

Formação de cozinheiro é o curso em Tiradentes, com aulas de 19/05 a 21/11, no turno da tarde. Para se matricular, é preciso ter mais de 16 anos e o ensino fundamental completo. O Senac em Tiradentes é perto da Rodoviária: Rua São Francisco de Paula, 164 – Cascalho, (32) 3355-2900.

 

 

6 - IMS abre inscrições para estudos sobre mulheres no acervo


Estão abertas as inscrições, até 8 de junho, via , para a 6ª Bolsa IMS de Pesquisa. Nessa edição, o foco é ampliar a visibilidade das mulheres nos arquivos e coleções da instituição, incentivando novas perspectivas críticas sobre essas produções.


Com o tema Gramáticas femininas, serão selecionados dois projetos de pesquisa inéditos, baseados em análises críticas dentro de dois eixos temáticos: Fotografia e imaginação, sobre o trabalho da fotógrafa Lily Sverner; e Arte e política, dedicado à obra da artista visual Hilde Weber. A pesquisa deve aprofundar a compreensão sobre a singularidade das artistas e sua relevância na atualidade, especialmente na representação do feminino.


Cada projeto selecionado receberá uma bolsa de R$ 36 mil, distribuída em 12 parcelas mensais de R$ 3 mil. O resultado será divulgado em julho, no . Edital completo


Última atualização: 04/04/2025