Âé¶¹ÊÓÆµ

 

1 - NAF Âé¶¹ÊÓÆµ é prata!


O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da Âé¶¹ÊÓÆµ (NAF) recebeu, da Receita Federal do Brasil, o Certificado Prata do Edital Referencial NAF 4.0. O prêmio foi entregue na quinta, 3, em Belo Horizonte, aos professores Luiz Gustavo Camarano Nazareth, Mário Sérgio de Almeida e Saulo Cardoso Maia. Durante o evento, também foram discutidas as ações desenvolvidas em 2024 e as perspectivas para 2025.


O projeto de extensão envolve docentes e estudantes do curso de Ciências Contábeis da Âé¶¹ÊÓÆµ, que oferecem gratuitamente serviços como o preenchimento da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física. Segundo Luiz Gustavo, o reconhecimento é fruto do empenho coletivo, especialmente dos alunos voluntários, e reforça o papel do NAF na promoção da cidadania, educação fiscal e orientação tributária para contribuintes em situação de vulnerabilidade.


Os coordenadores destacaram a relevância do apoio da Receita Federal, parceira da Âé¶¹ÊÓÆµ por meio de um Acordo de Cooperação Técnica. Os atendimentos do NAF ocorrem no Campus Tancredo Neves, às quintas e sextas-feiras, de 13h às 17h, mediante agendamento pelo e-mail naf@ufsj.edu.br. Leia a matéria completa na página da Âé¶¹ÊÓÆµ.

 

2 - Fomento para estudos em agroecologia


O Governo Federal lançou, nesta terça, 8, chamada pública para fortalecimento dos Núcleos de Estudos em Agroecologia (NEAs), que vai destinar R$ 24 milhões para projetos de ensino, pesquisa e extensão voltados à produção agroecológica.


Os Núcleos são espaços que mobilizam a comunidade acadêmica e o público externo, aliando conhecimento científico e saberes tradicionais, ao trabalhar a sustentabilidade na produção agrícola em territórios rurais e urbanos. 


Em parceria com movimentos sociais, os NEAs ajudam a garantir a produção agrícola e segurança alimentar em comunidades tradicionais indígenas, quilombolas e ribeirinhas, territórios de agricultura familiar e assentamentos da reforma agrária. .

 

3 - Âé¶¹ÊÓÆµ na Mídia, com Afonso de Alencastro


O professor do Departamento de Ciências Sociais da Âé¶¹ÊÓÆµ (DECIS), Afonso de Alencastro, foi entrevistado pelo jornal Estado de Minas em reportagem sobre o turismo em São João del-Rei. Cansou de ser esquecida: joia barroca em Minas quer brilhar em 2025, foi publicada mês passado, e trouxe depoimentos de outros profissionais da cidade.


A matéria explora o patrimônio histórico e os atrativos turísticos da cidade. Afonso analisa o importante papel de SJDR no cenário econômico regional ao longo dos séculos. “São João del-Rei era a cabeça da extensa Comarca do Rio das Mortes, ou seja, sede político-administrativa, além de centro creditício para os produtores dessa região. A economia da região se tornara, no período (da metade do século XVIII a meados do século XIX), o maior celeiro de Minas e abastecia o Rio de Janeiro, em particular.” .

 

4 - CCO: grupo PET prorroga inscrições


O Grupo PET Conexões de Saberes – da Loucura à Ciência prorrogou, até amanhã, 9, as inscrições de novos petianos para seu processo seletivo, que tem duas vagas para e quatro para voluntários. Podem se inscrever alunas e alunos da Enfermagem, que estejam cursando do 1° ao 6° período. Leiam, com muita atenção,

 

5 - Gaia seleciona

A Empresa Júnior Gaia, vinculada ao curso de Biotecnologia, recebe inscrições, , até o dia 14, para o processo de seleção de novos integrantes. Participe!

 

6 - Processo seletivo NUMEEP


O Núcleo Mineiro de Estudantes de Engenharia de Produção () também está com processo seletivo aberto, para estudantes de todas as instituições de ensino superior de Minas, que podem até o dia 20.


O objetivo do NUMEEP é representar os interesses dos discentes de Engenharia de Produção no Estado, estabelecendo parcerias e alianças estratégicas, visando ao fortalecimento da área por meio de órgãos institucionais como ABEPRO JOVEM e o CREA JÚNIOR.


A íntegra do edital pode ser lida .

 

7 - Comunicação pública em debate em Minas


É nesta terça e quarta, 8 e 9, das 14h às 18h, em formato on-line, o 1º Seminário Regional de Comunicação Pública de Minas Gerais, promovido pela Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública). 


A proposta é buscar mais visibilidade à Comunicação Pública como forma de alcançar os objetivos de fortalecer a cidadania, ampliar a transparência institucional e estimular a participação social.


São 540 inscritos, de Minas Gerais, de outros estados do Brasil e até do exterior. Confira a programação no . Haverá transmissão simultânea pelo YouTube; o link da terça é , e o de quarta, . E emissão de certificado para quem acompanhar 70% do curso. Dúvidas, escreva para abcpublica.minasgerais@gmail.com.


Última atualização: 08/04/2025