1 - Engenharia Florestal: nota máxima no CPC
O curso de Engenharia Florestal da Âé¶¹ÊÓÆµ Campus Sete Lagoas, obteve nota máxima (5) no Conceito Preliminar de Curso (CPC) 2023, principal indicador de qualidade do ensino superior no Brasil. Criado em 2014, o curso já se consolidou como referência nacional, graças à combinação de infraestrutura moderna, corpo docente altamente qualificado e projeto pedagógico alinhado às demandas do mercado. Mais um destaque é o Índice de Desenvolvimento Discente (IDD) elevado, que demonstra o impacto positivo do curso na formação dos alunos.
Segundo os professores João Guimarães e Renato Castro, o desempenho nas avaliações do MEC reflete o comprometimento da equipe e a relação próxima com os estudantes. O curso foi destaque também no Enade, com nota máxima em 2019 e nota 4 em 2023, posicionando-se entre os seis melhores do país. Vale ressaltar, ao lado da excelência acadêmica, o significativo desempenho dos egressos: alta empregabilidade e inserção em empresas, órgãos ambientais e programas de pós-graduação. A integração com o setor produtivo e os projetos de extensão reforçam o impacto regional e nacional da formação oferecida pela Âé¶¹ÊÓÆµ. .
2 - Aula inaugural do PROPIAP
O Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP) realiza, nesta quinta, 9, às 18h30, aula inaugural com o tema Administração Pública Contemporânea: caminhos e obstáculos. A palestra será ministrada pelo professor Marco Aurélio Marques Ferreira, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), que também atua como diretor administrativo-financeiro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD).
A mediação será da professora Vânia Rezende, do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis (DECAC), que coordena essa pós na Âé¶¹ÊÓÆµ. O evento será transmitido ao vivo pelo canal da Coordenação de Administração Pública .
3 - Perspectivas críticas na análise de discursos em e-book
Os professores Cláudio Márcio do Carmo (DELAC) e Leonardo Antônio Soares (FALE-UFMG) lançaram a coletânea Perspectivas críticas na análise de discursos: olhares múltiplos, pela .
O trabalho contempla as áreas de Letras, Linguística e Análise Crítica do Discurso, além de outras com as quais os autores e as autoras dialogam sobre variados temas contemporâneos. A coletânea reúne dez textos de pesquisadores de diversas instituições brasileiras, como uma contribuição para alunos, professores e pesquisadores da área de análises crítico-discursivas. Disponível para download gratuito e compra .
4 - Chamada CNPQ para agroecologia e produção orgânica
O CNPq publicou a Chamada CNPq/SG-PR/MDA/MDS/MEC/MPA/MPI/MS Nº 01/2025 – Apoio a Núcleos de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica, com o objetivo de apoiar projetos que integrem pesquisa, ensino e extensão voltados à construção e socialização de conhecimentos, inovações, práticas e tecnologias aplicadas e/ou adaptadas à agroecologia e à produção orgânica.
Uma das determinações reza: “será aprovada apenas uma proposta por campus/unidade das instituições elegíveis” (). Dessa forma, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação convida para nesta sexta, 9, às 15h30, a fim de definir os projetos a serem submetidos em cada campus da Âé¶¹ÊÓÆµ. Essa anuência formal é requisito para submissão de projetos dos pesquisadores que participarem da reunião.
5 - Professor da Âé¶¹ÊÓÆµ nos 100 anos dos planetários
Hoje, quarta-feira, dia 7, às 20h, o professor Alessandro Gomes, coordenador do programa de extensão Planetário da Âé¶¹ÊÓÆµ participa de live especial em comemoração ao centenário do primeiro planetário moderno, inaugurado em 7 de maio de 1925, na Alemanha.
A realização é do , no YouTube, em parceria com o LABMECA/UFOP. Participam ainda representantes de planetários mineiros, da Sociedade Brasileira de Planetários e da International Planetarium Society, em um encontro que celebrará a história, os avanços e os desafios dos planetários como espaços de divulgação científica e educação não formal.
6 - Defesa no PPGCA
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias (PPGCA) convida a comunidade acadêmica para a defesa de qualificação do mestrando Antonio Antunes Neto. Nesta quinta, 9, às 13h30, via . Visão computacional como ferramenta na avaliação do pulgão-amarelo Melanaphis sorghi na cultura do sorgo – Sorghum bicolor investiga o uso de tecnologias para monitoramento de pragas agrícolas. Na banca, o professor Marcos Fadini (orientador), a professora Daniela de Carvalho (Âé¶¹ÊÓÆµ) e a pesquisadora Simone Mendes (Embrapa).
Última atualização: 07/05/2025