1 - Novos bolsistas de produtividade do CNPq
Na Âé¶¹ÊÓÆµ, 10 novos pesquisadores foram contemplados nos editais de Bolsas de Produtividade 2024 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que divulgou na quinta, 15, o resultado preliminar das chamadas públicas. O novo edital aprovou 16 pesquisadores da Universidade: seis conquistaram a renovação da bolsa e dez se habilitaram a esse financiamento pela primeira vez.
Após a publicação do resultado, a Âé¶¹ÊÓÆµ passa de 43 pesquisadores com Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) e Desenvolvimento Tecnológico (DT) para 53, o que representa um aumento de aproximadamente 25%. Dentre os contemplados, os professores são das áreas de Arquitetura, Farmácia, Bioengenharia, Teatro, Biotecnologia, Engenharia Química, Psicologia, Ciências da Computação, Engenharia Florestal, Ecologia, Biologia e Enfermagem.
Na avaliação do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, André Baldoni, “isso representa mais recursos para nossa instituição, mais prestígio institucional no cenário nacional da pesquisa e maior possibilidade de captação de recursos para a pesquisa, além de um grande reconhecimento da trajetória profissional dos colegas pesquisadores”. Ele também destaca a “representatividade da conquista”, que recompensou professores de todos os campi da Âé¶¹ÊÓÆµ.
Conheça os contemplados no da Âé¶¹ÊÓÆµ.
2 - Tutorial do aplicativo SCDP
3 - Abertura do CPC
Começou nesta segunda, 19, a 22ª edição do Congresso de Produção Científica e Acadêmica (CPC) da Âé¶¹ÊÓÆµ. A do evento teve a palestra do presidente da FAPEMIG, professor Carlos Arruda, sobre “Ações e perspectivas da Fapemig para o fomento à ciência no contexto da sustentabilidade e desenvolvimento social e econômico".
A cerimônia reuniu docentes, alunos e a reitoria da Âé¶¹ÊÓÆµ, e marca o inicio da semana que promove pesquisa e extensão na instituição . “O evento é especial para nós, é um momento em que podemos apresentar, debater e socializar toda a nossa produção de conhecimento, que envolve os nossos docentes, discentes e técnicos-administrativos.”, comenta o reitor Marcelo Andrade
O professor Carlos destaca que a FAPEMIG beneficia diversos alunos da Âé¶¹ÊÓÆµ em diferentes áreas. “Nosso objetivo é promover a capacidade de ciência, tecnologia e inovação em Minas Gerais, com bolsas de estudos, com apoio a projetos, apoio em startups, enfim, todo o leque de possibilidades.”, destaca.
A partir desta terça, 20 começam as apresentações dos discentes. Para conhecer a programação, acesse o site da Âé¶¹ÊÓÆµ.
4 - Seminário sobre extensão universitária
O seminário , promovido pelo Colégio de Pró-reitoras e Pró-reitores de Extensão das Instituições Federais de Ensino Superior (COEX/Andifes), foi realizado na quarta, 14, em Brasília, com a presença do Pró-reitor de Extensão e Cultura da Âé¶¹ÊÓÆµ, Francisco Brinati. O evento reuniu gestores, representantes do governo e instituições para debater o fortalecimento da extensão universitária por meio da participação social, abordando temas como financiamento, pós-graduação, formação docente e articulação interinstitucional. Renato Simões, secretário nacional de Participação Social, destacou o papel estratégico da extensão como instrumento para consolidar a democracia participativa, com ênfase em ferramentas digitais e fóruns estaduais.
Durante o encontro, Valmor Schiochet, secretário-adjunto da Secretaria Nacional de Participação Social, apresentou o Documento de Referência da Extensão Universitária em Participação Social, elaborado em parceria com o MEC, com diretrizes para implementação nas instituições. A coordenadora do COEX/Andifes, professora Maria da Conceição Reis, avaliou que o seminário foi essencial para fortalecer a compreensão da extensão como dimensão estratégica da universidade pública e para qualificar a articulação entre instituições federais e as políticas públicas de participação social.
5 - [Colaboração em pesquisa]: Bem-estar na universidade
O professor Álvaro Penoni, do Departamento de Ciências da Educação Física e Saúde (DCEFS-Âé¶¹ÊÓÆµ), em parceria com as graduandas Camila Santana e Bárbara Manuli, está conduzindo uma pesquisa sobre bem-estar na universidade. O estudo busca compreender aspectos como ansiedade, depressão, nível de atividade física e problemas relacionados à coluna entre estudantes, servidores efetivos e terceirizados.
A participação é voluntária, sigilosa e aberta a toda a comunidade acadêmica e administrativa da Âé¶¹ÊÓÆµ. O questionário pode ser acessado pelo .
Última atualização: 20/05/2025