1- Vai ter RU nas férias!
Você sabia que os ficam abertos nas férias?
Mesmo com o recesso das aulas, os Restaurantes Universitários vão continuar funcionando normalmente em todos os campi!
Mas atenção, o atendimento será somente para o almoço, de segunda a sexta, das 11h às 13h30, em todos os campi, com exceção do Campus Sete Lagoas, que atenderá das 11h às 14h. Porém, os alunos poderão pegar um marmitex na hora do almoço para o jantar.
2 - Auxílio transporte municipal: usuários passam a preencher escala
A partir de julho de 2025, servidores da Âé¶¹ÊÓÆµ que utilizam auxílio transporte municipal, ou seja, quem trabalha e mora no mesmo município mas recebem o benefício, deverão preencher mensalmente a escala de utilização no sistema SIGRH. O procedimento já era obrigatório para usuários do auxílio transporte intermunicipal, que não terão nenhuma alteração em sua rotina de preenchimento.
Portanto, todos os beneficiários — tanto do auxílio intermunicipal e agora também do municipal — devem preencher a escala referente ao mês de junho, que deverá ser homologada pelas respectivas chefias. A chefia imediata também é responsável por acompanhar os prazos para homologação, divulgados mensalmente no Informativo Dipes/PROGP.
A mudança segue as adequações ao novo módulo de pagamento do Sigepe. Devido aos ajustes no sistema, servidores do auxílio municipal poderão receber mensagens automáticas de alteração funcional no SigRH. Essas mensagens devem ser ignoradas, pois são apenas efeitos internos do processo de atualização. Dúvidas devem ser enviadas exclusivamente aos e-mails institucionais: seaps@ufsj.edu.br, dipes@ufsj.edu.br, sereg@ufsj.edu.br ou sepag@ufsj.edu.br.
3 - Resultado de propostas do Inverno Cultural!
As propostas internas e externas à Âé¶¹ÊÓÆµ selecionadas para participação voluntária no 35º Inverno Cultural já estão disponíveis no site . Em caso de dúvidas, envie e-mail para invernocultural@ufsj.edu.br
4 - Informativo Comissão de Ética Pública
A Comissão de Ética Pública da Âé¶¹ÊÓÆµ (COETI), dando continuidade às reflexões sobre as regras deontológicas do Código de Ética Profissional do Servidor Público Federal, publicou mais uma edição de seu informativo.
Neste mês aborda a quinta regra, que ressalta a dimensão ética e subjetiva do trabalho no serviço público. O servidor não apenas serve à coletividade, mas também se realiza como cidadão e profissional ao exercer suas funções com responsabilidade, zelo e qualidade.
5 - Espetáculo “Áfrico - Quando o Brasil resolveu cantar”
Na próxima segunda, 30 de junho, às 19h, o Teatro Municipal de São João del-Rei recebe o experimento cênico Áfrico – Quando o Brasil resolveu cantar, com entrada gratuita. O espetáculo é inspirado na obra homônima de Sérgio Santos e Paulo César Pinheiro, e foi criado por estudantes do curso de Teatro da Âé¶¹ÊÓÆµ, dentro da disciplina “Voz em Cena: Práticas cênico-musicais coletivas”. A direção é do estagiário docente Pedro Barsa, com orientação da professora Juliana Mota.
O trabalho surgiu de um processo laboratorial que propôs investigar como transformar canções em cena, alargando os limites entre música, teatro, memória e identidade. Sérgio Santos, compositor mineiro que assina o disco que inspirou a montagem, acompanhará a apresentação no teatro. Ele também realiza um show solo em São João del-Rei no sábado, 28 de junho, às 21h, na Adro Galeria.
6 - Servidor da Âé¶¹ÊÓÆµ lança livro em festival de cinema de Ouro Preto
Michel Montandon, técnico administrativo da Âé¶¹ÊÓÆµ, fará o lançamento do seu livro “Redesenhar dispositivos, criar sentidos”, no próximo domingo, dia 29 de Junho, às 12h30, na 20ª CineOP - Mostra de Cinema de Ouro Preto. O evento acontece no Centro de Artes e Convenções daquele município, localizado à Rua do Pilar, 328. O livro também será lançado no 35° Inverno cultural da Âé¶¹ÊÓÆµ.
A publicação é resultado do Doutorado em Estudos de Linguagens pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) na área de linguagem, educação e tecnologia. A tese, defendida em 2023, teve a orientação da professora Ana Elisa Ribeiro, que também prefaciou o livro.
7 - Professora do CCO palestra na Semana de Prevenção às Drogas
A professora Farah Maria Drumond Chequer, dos cursos de Farmácia, Bioquímica e Medicina da Âé¶¹ÊÓÆµ, conduziu a palestra de abertura da , evento da Prefeitura de Divinópolis.
Com o objetivo de abordar os efeitos das substâncias químicas no organismo, reforçando o papel da educação na prevenção ao uso abusivo de drogas, o encontro, aberto ao público, aconteceu nesta segunda, 23. Durante a palestra, a professora destacou como diferentes substâncias atuam no organismo e os impactos físicos e mentais do consumo.
Última atualização: 27/06/2025