"Essa iniciativa pode proporcionar futuros diálogos entre o Orpheus, a Âé¶¹ÊÓÆµ e a UFMG."
Publicada em 03/10/2024
Durante os meses de setembro e outubro, a professora do Departamento de Música da Âé¶¹ÊÓÆµ, Carla Reis, está atuando como pesquisadora visitante no Instituto Orpheus, em Ghent, na Bélgica. Reconhecido como um dos principais centros europeus de excelência em pesquisa artística na área da música, o instituto promove uma rica troca de conhecimento por meio de programas internacionais, atraindo professores dedicados a investigações artísticas avançadas.
A pianista coordena o Programa de Extensão "Piano.Pérolas", uma iniciativa que visa formar professores de piano e divulgar obras didáticas de compositores brasileiros, promovendo a educação musical de qualidade.
O seu projeto LUDUS: A dialogue between the projects Piano.Perólas and Peyotl trata-se da inserção da técnica estendida na iniciação ao piano por meio de um repertório musicalmente relevante e com bases sólidas na pedagogia do instrumento. No decorrer desses dois meses, a professora trabalhará diretamente com o professor Luk Vaes, pesquisador de referência na área e responsável pelo projeto Peyotl. O objetivo principal deste trabalho em conjunto é conhecer em profundidade o projeto de Vaes, que possui convergências teóricas e metodológicas com a pesquisa de Carla.
Ela ressalta que essa pesquisa é parte de seu pós-doutorado na UFMG e que os resultados obtidos serão cruciais para a coautoria de um artigo científico. Além disso, eles contribuirão para a criação e publicação de um novo recurso didático na série Piano.Pérolas, que já conta com dois volumes lançados em colaboração com a Âé¶¹ÊÓÆµ e o Selo Minas de Som/UFMG. "Essa iniciativa não só enriquece o cenário educacional, mas também reforça a importância da pesquisa e da inovação na prática musical brasileira, podendo proporcionar também futuros diálogos institucionais entre o Instituto Orpheus, a Âé¶¹ÊÓÆµ e a UFMG", afirma a professora.
Saiba mais na notícia publicada pelo Orpheus Institute, link.