Agora é hora de cadastrar documentos e se matricular!
Publicada em 29/01/2025
Mudou tudo de ontem pra hoje, gente! Mantenham a calma com o SIGPS, que está funcionando ainda congestionado pelo número simultâneo de acessos dos calouros super preocupados em garantir sua vaga na Âé¶¹ÊÓÆµ. As matrículas dos aprovados na chamada regular começaram ontem, dia 28, e foram estendidas pelo MEC até o dia 3 de fevereiro. Marquem essas datas!
A lista dos documentos, o modo como enviá-los, o cronograma da chamada regular, mais links importantes, continuam listados na página da Âé¶¹ÊÓÆµ. E também no .
Tudo o mais referente à sua entrada numa das graduações escolhidas no SiSu podem ser lidas neste link. Sobre o SiSu na Âé¶¹ÊÓÆµ, navegue aqui. Importante ressaltar que a manifestação de interesse na Lista de Espera vai até esta sexta, 31, no .
São informações complexas, que requerem absoluta atenção para que sua matrícula seja processada corretamente. Por isso, é fundamental recorrer ao que está disposto em edital. Vamos destacar a seguir alguns pontos principais, sem deixar de reforçar o conselho maior: leiam o edital SiSu/Âé¶¹ÊÓÆµ.
Documentação para matrícula
Fazer o cadastramento eletrônico no Sistema Integrado de Processos Seletivos (SIGPS) é etapa crucial para sua matrícula, tanto para quem ingressa no primeiro semestre letivo, quanto para quem ficou para o segundo. Esse processo, vale lembrar, é totalmente on-line. A conferência da documentação é de responsabilidade da DICON (guarde bem esse nome; toda sua vida acadêmica será registrada por esse setor). Uma ressalva: se sua graduação for a distância, na modalidade EAD, as orientações devem ser buscadas em matriculasede@ufsj.edu.br.
É fundamental a atenção a um detalhe técnico: todos os documentos devem ser escaneados em formato PDF, com boa qualidade, legíveis, sem cortes ou rasuras, com resolução de 300 dpi e tamanho máximo de 5MB cada. Basicamente, é preciso apresentar:
- Declaração de Ciência e Responsabilidade (disponível )
- Certidão de registro civil (nascimento ou casamento)
- Documento de identidade (RG)
- Cadastro de Pessoas Físicas (CPF)
- Comprovante de quitação eleitoral (para maiores de 18 anos)
- Comprovante de quitação com o serviço militar (para homens maiores de 18 anos)
- Certificado de conclusão e histórico escolar completo do ensino médio
Os candidatos que optaram por vagas de ações afirmativas precisam apresentar documentos complementares, como comprovantes de renda, autodeclaração étnico-racial ou laudos médicos para pessoas com deficiência, conforme a modalidade da vaga. São várias as modalidades:
Ensino Médio cursado em escola pública: é preciso anexar a Declaração para Egresso de Escola Pública, a ser preenchida no SIGPS, e histórico escolar ou declaração de conclusão do ensino médio que comprovem essa condição.
Renda familiar bruta mensal per capita de até 1 salário mínimo (LB_PPI, LB_Q, LB_PCD e LB_EP): apresentar documentação comprobatória de renda, que pode ser feita de duas formas. Pelo Número de Identificação Social (NIS), através do Cadastro Único (CadÚnico), apresentando a Declaração para Comprovação de Renda Familiar pelo NIS (Anexo III) e a Folha Resumo do Cadastro Único V7. O NIS deve ser do próprio candidato e a família deve estar inscrita no CadÚnico há pelo menos 45 dias antes da convocação. E por Documentação Comprobatória de Renda, por meio da Declaração para Comprovação de Renda Familiar por Documentação Comprobatória (Anexo IV) e aquela especificada no Anexo II. Essas opções exigem comprovantes de renda de todos os membros da família, como CTPS, contracheques, extratos bancários, declaração de imposto de renda, entre outros.
Candidatos com deficiência (LB_PCD e LI_PCD): cadastrar a Declaração de Constatação de Deficiência (Anexo V) e Laudo de Avaliação para Caracterização da Deficiência (Anexo VI), ambos formulários da Âé¶¹ÊÓÆµ, preenchidos e assinados pelo candidato e por um médico especialista, com o CID da deficiência. E documentos que comprovem a deficiência, expedidos no máximo 180 dias antes da matrícula.
Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas (LB_PPI e LI_PPI): inserir o Termo de Autoidentificação (Anexo VII para pretos e pardos e Anexo VIII para indígenas) preenchido e assinado, com foto 3x4. E, importante: fotos de autenticidade da identificação (selfie) segurando um documento oficial com foto; fotografia digital recente seguindo as especificações do edital; candidatos indígenas devem cadastrar o Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI) ou carta de recomendação de liderança indígena.
Candidatos autodeclarados quilombolas (LB_Q e LI_Q): Termo de Autoidentificação como Quilombola (Anexo IX) e documento que comprove o pertencimento étnico-racial.
Candidatos trans: Termo de Autodeclaração de Pessoa Trans (Anexo X) e memorial Descritivo (Anexo XI) da trajetória da transição de gênero.
É sua responsabilidade verificar se a documentação foi enviada corretamente e acompanhar as etapas do processo seletivo. A falta ou o não cumprimento dos requisitos estabelecidos no edital podem resultar na perda da vaga. Se algum documento for negado ou inconclusivo, haverá prazo para retificação.
Próximos passos
Matrícula da chamada regular – 28 a 3 de fevereiro
Prazo da lista de espera – 27 a 31 de janeiro
Matrícula pelas IFES – 28/01 a 03/02
Período de ocupação da chamada regular – 28/01 a 06/02
Convocação da lista de espera na Âé¶¹ÊÓÆµ – 12/02
Informações – /vestibular/