Âé¶¹ÊÓÆµ

Celebrando a diversidade!

Publicada em 04/02/2025

O aluno Abubakar Hamid, proveniente do Quênia, veio para a Âé¶¹ÊÓÆµ no primeiro semestre de 2024 para realizar sua graduação completa no curso de Arquitetura e Urbanismo. Aos 25 anos, chegou ao Brasil com uma bolsa do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), para prosseguir seus estudos.

Com formação em Gestão Estratégica em sua universidade natal, Abubakar sempre foi atraído pela rica cultura artística do Brasil. Essa paixão, aliada à influência de amigos que já estudavam aqui, o levou à Âé¶¹ÊÓÆµ, que como ele mesmo diz, "é uma universidade conhecida por sua forte reputação acadêmica e localização desejável.”

O fascínio de Abubakar pela arte começou na infância. Embora ele gostasse de criar diagramas para os colegas de classe na escola, foi a pintura que realmente capturou seu interesse aos 16 anos. “Embora inicialmente desafiado pela falta de paciência perseverei, reconhecendo na paciência uma virtude artística essencial. Minhas férias escolares eram gastas visitando instituições de arte, observando as técnicas dos alunos e fazendo perguntas para aprimorar seu próprio ofício. Os tutoriais de arte do YouTube alimentaram ainda mais sua paixão e ampliaram seus horizontes artísticos, permitindo que ele explorasse uma gama maior de temas.

Celebrando a diversidade por meio de murais
O primeiro mural de Abubakar, Radiance, embeleza a parede do Laboratório Multimídia do curso de Jornalismo, no CTAN. De acordo com Abubakar Hamid, é uma vibrante celebração da herança e diversidade africanas. As cores e padrões representam a multidão de tribos e etnias que tecem a rica tapeçaria do continente africano. “Desde que cheguei aqui sempre foi meu sonho fazer um mural no prédio do Reuni. A pintura mudou o clima do entorno e alunos e professores têm pedido mais murais.

E por isso, Harmony in Hues, seu segundo mural, deu continuidade a esse tema. Para o autor, cada mulher retratada incorpora um indivíduo único, com sua própria personalidade, histórico e experiências. “As cores variadas simbolizam a riqueza e a vibração da própria diversidade humana. Além do apelo estético, o mural visa promover um senso de harmonia entre a arte e o ambiente ao redor.” Conheça mais o trabalho de Abubakar em @hamid the artist.

A assessora para Assuntos Internacionais, Liliane Sade, da ASSIN, ressalta a importância da internacionalização na Âé¶¹ÊÓÆµ: “Alunos como Abubakar Hamid Maiga trazem consigo sua língua, sua cultura e seus talentos e os partilham conosco. É neste sentido que admiramos, nos orgulhamos e agradecemos e ele, que através de sua arte, partilhou um pouco de si mesmo e de sua cultura, tornou o CTAN ainda mais bonito, nos enriqueceu com sua presença e sua obra, além de nos lembrar que nós, brasileiros, somos maravilhosamente híbridos e multiculturais em nossa história e em nossa essência!"

Programa de Estudantes-Convênio de Graduação
O Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), pelo qual Abubakar veio para a Âé¶¹ÊÓÆµ, é o programa oficial do Brasil, desenvolvido pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) e pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com as Instituições de Ensino Superior (IES) que participam do programa, oferecendo vagas gratuitas em seus cursos de graduação. Participam do PEC-G alunos provenientes de países com os quais o Brasil mantém acordo de cooperação educacional, cultural ou científica e tecnológica. Atualmente,  74 países dos diversos continentes integram o PEC-G.

De acordo com Liliane Sade, "as vantagens de participar do programa são inúmeras. Primeiro, a universidade cumpre com seu papel social, abrindo vagas a alunos de países subdesenvolvidos e em desenvolvimento, contribuindo para a redução das assimetrias entre países e para o crescimento econômico dos países participantes. Segundo, por ser o PEC-G um programa do governo brasileiro em parceria com países com os quais o Brasil mantém relações diplomáticas, a participação no Programa contribui para o aumento da visibilidade da Âé¶¹ÊÓÆµ no cenário nacional e internacional. O Programa contribui ainda para o processo de internacionalização em casa, ou seja, oferece um ambiente multicultural e multilíngue para toda a comunidade acadêmica da Âé¶¹ÊÓÆµ."

Liliane reforça o fato de que os alunos que se formam na Âé¶¹ÊÓÆµ, além de se tornarem importantes agentes de mudança social em seus países de origem, levam também nossa língua e cultura no seu regresso, tornando-se embaixadores da cultura brasileira e da Universidade nos seus diversos países.