Âé¶¹ÊÓÆµ

Acordo garante avanço nas obras do Hospital Universitário da Âé¶¹ÊÓÆµ em Divinópolis

Publicada em 06/02/2025

O Acordo de Cooperação Técnica que efetiva a parceria entre a Universidade Federal de São João del-Rei, o governo de Minas Gerais e a EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), foi assinado na última terça, 4, pelo reitor da Âé¶¹ÊÓÆµ, Marcelo Andrade; pelo secretário de Estado da Saúde, Fábio Baccheretti; pelo presidente da EBSERH, Arthur Chioro; e o vice-presidente, Daniel Beltrammi. O documento garante a sequência do processo de concretização do Hospital Universitário da Âé¶¹ÊÓÆµ, no Campus Centro-Oeste Dona Lindu, em Divinópolis. A assinatura foi efetivada depois da aprovação pelo Conselho Universitário, em dezembro do ano passado.

O acordo foi amplamente discutido pela Reitoria, Diretoria do CCO e o ​grupo de trabalho responsável por elaborar e executar estudos sobre o convênio com a EBSERH, formado por representantes dos cursos daquele Campus (Portaria 628/2024). O que buscam é a conjugação de esforços para a viabilização do Hospital Regional de Divinópolis e, em processo posterior, à sua doação à Âé¶¹ÊÓÆµ, prevista no plano de trabalho para agosto de 2025.


O reitor Marcelo enfatizou o intenso trabalho para se chegar a esse ponto. “Foi um esforço coletivo e muito bem planejado. Acreditamos que esse hospital vai marcar um novo tempo não só na região Centro-Oeste, mas também na vida da comunidade acadêmica da Âé¶¹ÊÓÆµ, que só tem a ganhar com essa realização.”


A diretora do CCO, Herica de Lima Santos, disse que a assinatura desse acordo torna cada vez mais próxima e concreta a viabilização do Hospital Universitário da Âé¶¹ÊÓÆµ, além de trazer segurança e transparência ao processo de doação. “O ano de 2025 será de muito trabalho para a concretização desse sonho. Não só da Âé¶¹ÊÓÆµ, mas de todo o Centro-Oeste mineiro, uma vez que este será o único hospital 100% SUS da região, cumprindo seu papel fundamental na assistência e na formação dos futuros profissionais de saúde. Essa é uma conquista de todos”, frisou.


Marcelo fez questão de destacar, mais uma vez, o esforço coletivo em torno do projeto. Segundo ele, o hospital terá 209 leitos e capacidade para atender a uma população de 1,3 milhão de pessoas na microrregião Centro-Oeste de Minas. “É um sonho antigo da comunidade da Âé¶¹ÊÓÆµ. Felizmente, com muito trabalho, com a ajuda da comunidade, políticos, Governo Federal e Governo de Minas, avançamos. Será uma grande conquista para a sociedade como um todo. Além de atender ao público de forma gratuita, vai acolher atividades de estágio, pesquisa, residência e emprego para os profissionais formados nos cursos oferecidos no CCO.”

O próximo passo agora é a composição do Grupo de Gerenciamento do Acordo de Cooperação Técnica. Cada parceiro vai designar servidores ou empregados públicos para gerenciar o processo. A previsão em cronograma para a conclusão dos trabalhos é agosto de 2025.


Luciene Tófoli
Assessora de Relações Institucionais e Corporativas