Âé¶¹ÊÓÆµ

Bloco Batucanto estreia no Pré-Carnaval 2025

Publicada em 12/02/2025

A cada semestre, os alunos do curso de Música da Âé¶¹ÊÓÆµ, do Canto Popular, preparam um show sobre um tema ou período da história da MPB, orientados pela professora Valéria Braga. De acordo com a professora, em 2025 não será diferente, porém com uma novidade: “Como esse atípico segundo semestre termina nas vésperas do Carnaval, nada melhor do que aproveitar a oportunidade para fazer com que os alunos vivenciem os festejos de Momo e suas canções.” Para isso, criaram o Bloco Batucanto, que desfilará com o tema Eram os Deuses Astronautas?


Que remete ao livro de mesmo nome, escrito em 1968 pelo suíço Erich von Däniken. A professora Valéria explica o porquê dessa escolha: “Queríamos algo entre o místico e o futurista, mas com uma visão de futurismo vinda da década de 70. As músicas escolhidas, principalmente para o cortejo, são músicas mais místicas e tudo estará iluminado de luz led, trazendo essa imagem.


O Bloco Batucanto vai integrar a programação do Pré-Carnaval do Carnaval Cultural da Prefeitura de São João del-Rei, e se apresentará no dia 24 de fevereiro, em parceria com a Batucada Popular.


A Batucada é um grupo com quase 50 integrantes, regido pela aluna de percussão Ana Tostes. Os alunos do Canto Popular da Âé¶¹ÊÓÆµ se apresentam com canções do nosso cancioneiro, em ritmo de Carnaval, com a participação especial das convidadas Juliana Mota, professora do curso de Teatro, e Ísis Ferreira, cantora e compositora da região.


A programação do Bloco Batucando na segunda, 24, começa com um cortejo que se concentra na escadaria do Teatro Municipal às 18h, e segue até o Largo do São Francisco, onde faz um show de palco, a partir das 20h30. Acompanhando os cantores, um naipe de metais e uma banda composta por baixo, guitarra, violão, bateria e percussão. 


Completam as atrações do Batucanto o Grupo Xamã de Perna de Pau e Malabares, o coletivo Birutas e o projeto de Extensão Museu do Barro, coordenado pela professora Zandra Coelho (DAUAP).


Algumas oficinas foram realizadas para que o Bloco se apresente em grande estilo. O resultado de cada uma será visto nas ruas da cidade. A oficina de percussão ficou por conta do professor do Departamento de Música, Bruno Santos (DMUSI), a oficina de confecção de bonecos gigantes foi organizada pela professora do curso de Artes Aplicadas, Zandra Coelho, e a oficina de Customização de Fantasias e Instrumentos com LED, orientada pelo gambiólogo Fred Paulino, de Belo Horizonte.


Os recursos são provenientes de projeto aprovado na Lei Aldir Blanc Lei Aldir Blanc e pela Secretaria Municipal de Cultura.


Bloco Batucanto

O grupo é composto pelos alunos Alana Ribeiro, Ana Lívia, Bruna Guimarães, Madu Marambá, Fê menino, Vívian Passos, Maysa Liandra Bianchini, JUSÉ e Gabriel Márcio e as professoras, Juliana Mota e Valéria Braga, além da cantora Ísis Ferreira.


A banda é formada pelos músicos Eduardo Rodrigues, Caleb Abreu, Rafael Dimitri, Matheus Uchôa, Caio Carvalho, Josi Ribeiro, Maria Anália e Ana Tostes.


Metais: Lauro Almeida, Rickson Oliveira, Paloma Rios, Layane Xavier, Mussolini, Aldair Geraldo, Ana Neri, Prof. Sérgio Rocha e Henrique Muller. Arranjos de Metais: Lauro Almeida.


Repertório do Cortejo

Emoriô – João Donato e Gilberto Gil

Canto de Xangô – Baden Powell e Vinícius de Moraes

Um Canto de Afoxé para o Bloco Ilê – Caetano Veloso

Anunciação – Alceu Valença

Padê Onã – Kiko Dinucci

Mamãe Oxum na Cachoeira


Repertório do show no Palco

Maria Maria – Milton Nascimento

Lança perfume – Rita Lee

A luz de Tieta – Caetano Veloso

Carcará – João do Vale

Eu quero é botar meu bloco na rua – Sérgio Sampaio

Descobridor dos 7 mares – Tim Maia

Zumbi – Jorge Benjor

Banho de folhas – Luedji Luna

Mas que nada – Jorge Benjor

Quixabeira – Carlinhos Blown

Vermelho – Glória Groove

Partiu capoeira – Marina Sena

Bloco do prazer – Moraes Moreira

Deusa do amor – Olodum

Opinião – Zé Ketti

E axés como Sorte Grande, Chorando se foi/ Preta, Eva/ Alô /Beleza Rara, Faraó.