"Poder compartilhar e fazer parte de uma rede de mulheres cientistas é algo muito inspirador"
Publicada em 31/03/2025
A engenheira de biotecnologia, María Antonella Ortiz Báez, intercambista do Equador e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Física e Química de Materiais (FQMAT), foi selecionada para participar da primeira escola GENIA de lideranças para mulheres cientistas, em seu país natal. Foram selecionadas 30 alunas com bolsa de 100%.
A GENIA é um projeto criado para capacitar mulheres cientistas equatorianas, promovendo a interação entre pesquisadores seniores e juniores, fomentando suas carreiras acadêmicas. O programa é para pesquisadoras de universidades e centros de pesquisa do país ou vinculadas a universidades estrangeiras.
“Estamos muito felizes com essa conquista da María Antonella, uma vez que temos ao longo dos anos participado de várias ações para valorização da participação feminina em áreas STEM. A participação da Antonella reforça nossas perspectivas em continuar a apoiar e motivar mulheres na ciência brasileira para posições de liderança”, afirmou o professor e orientador Marco Schiavon, representando o Grupo de Pesquisa em Química de Materiais (GPQM).
Um dos requisitos para participar do processo seletivo era enviar um projeto de pesquisa focado na área STEM (Science, Technology, Engineering and Maths/Ciência, tecnologia, engenharia e matemática). O projeto elaborado pela aluna focou no desenvolvimento de tecnologias para a degradação de contaminantes na água, válido tanto para território brasileiro quanto equatoriano.
“É mais um passo no caminho científico que quero alcançar. Ter sido selecionada e o interesse demonstrado pelo meu projeto me dão confiança de que estou trabalhando para alcançar resultados reais que ajudarão a melhorar os problemas atuais de poluição. Além disso, poder compartilhar e fazer parte de uma rede de mulheres cientistas é algo muito inspirador, me dá uma visão de todo o trabalho que as mulheres podem trazer para a ciência e a tecnologia”, disse María Antonella.
As aulas começaram no início de março, em formato on-line, e o programa tem duração de quatro meses. Veja mais no vídeo gravado por Antonella e publicado no da Âé¶¹ÊÓÆµ.
Texto: Laura Bretas