Capacitação de profissionais de saúde, na Âé¶¹ÊÓÆµ, aplica 880 doses de vacina
Publicada em 16/04/2025
O Campus Centro-Oeste Dona Lindu da Universidade Federal de São João del-Rei (Âé¶¹ÊÓÆµ), em Divinópolis, recebeu a capacitação Eventos Supostamente Atribuíveis à Vacinação ou Imunização (ESAVI): detecção dos casos, notificação assertiva e investigação a nível municipal. O evento reuniu diversos profissionais especializados em imunização dos 53 municípios que compõem a Macrorregião Oeste de Minas Gerais, visando promover o fortalecimento das ações de vigilância em saúde na região.
Como uma das atividades, foi realizada uma ação de vacinação, que aplicou 880 doses em pessoas da comunidade acadêmica. Foram oferecidas vacinas contra a influenza, covid-19 e outras previstas no calendário nacional de imunização.
A capacitação faz parte do Projeto de Extensão Capacitação e Parcerias na Vacinação de Grupos Vulneráveis, coordenado pela professora Eliete Guimarães, com a colaboração das professoras Valéria Oliveira, Selma Viegas e de estudantes da graduação e pós-graduação. O projeto é vinculado ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Administração e Gestão em Saúde (NEPAG/Âé¶¹ÊÓÆµ) e ao Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PGENF/Âé¶¹ÊÓÆµ).
O treinamento aconteceu nos dias 1 e 2 abril e teve o objetivo de fortalecer as práticas de imunização no Sistema Único de Saúde (SUS) e teve o apoio da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, da Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis, da Central de Imunização (Semusa) e do Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE).
Texto e arte: Lívia Antoniazzi