Professor Juliano Moraes é um dos maiores especialistas em estomaterapia no Brasil
Publicada em 22/04/2025
O professor Juliano Teixeira Moraes, do curso de Enfermagem da Âé¶¹ÊÓÆµ, participou de uma visita técnica à Universidade de Ljubljana, na Eslovênia, para o processo de reconhecimento do curso de Estomaterapia da instituição, entre os dias 07 e 11 de abril.
A avaliação de curso segue os critérios estabelecidos pelo Conselho Mundial de Estomaterapeutas (WCET), internacionalmente reconhecido por promover os princípios globais de formação de profissionais na área. Atualmente, o professor Juliano é um dos quatro brasileiros habilitados para integrar o Comitê de Educação do WCET, grupo que reúne profissionais de diversos países.
A estomaterapia é uma especialidade exclusiva da enfermagem, voltada para a promoção da saúde nos âmbitos preventivo, curativo e de reabilitação em estomias, feridas agudas e crônicas, incontinências anal e urinária, fístulas, cateteres e drenos. No Brasil, essa área é representada pela Associação Brasileira de Estomaterapia (SOBEST), entidade com reconhecimento nacional e internacional por sua excelência.
Durante a visita, além de fortalecer conexões com especialistas e instituições de referência, Juliano também pôde dialogar com representantes da Universidade de Ljubljana (Eslovênia) e da Universidade Vita-Salute San Raffaele (Milão, Itália) sobre futuras possibilidades de cooperação acadêmica com o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Âé¶¹ÊÓÆµ.
Texto: Lívia Antoniazzi