Nosso 13 de maio é outro: grupo de pesquisa da Âé¶¹ÊÓÆµ promove evento com o movimento negro de São João del-Rei
Publicada em 29/04/2025
O grupo de pesquisa e extensão Gbalá: Psicanálise do Racismo e Políticas Públicas promove, nos dias 12 e 13 de maio, às 19h, o evento Nosso 13 de maio é outro. A programação vai ter a participação da comunidade acadêmica e de movimentos sociais de São João del-Rei, como os grupos CUFA, Batalha da Estação e Raízes da Terra. As conversas acontecem no Teatro do Campus Dom Bosco.
O evento propõe o debate de pautas fundamentais ao movimento negro em São João del-Rei, reunindo participações importantes na construção desses saberes e na manutenção da memória histórica nacional e regional. Participam também, além do Gbalá, os grupos de pesquisa de extensão NEGAH e Tugu-ná, que discutem vivências e estratégias dentro das questões raciais e de gênero no espaço acadêmico.
Assinada em 13 de maio de 1888, a Lei Áurea, em teoria, libertaria as pessoas em situação de escravidão no Brasil. Hoje, a data possui um novo sentido, se tornando um dia político e simbolizando a luta pelos direitos das populações negras. A data carrega, também, um significado alternativo, relembrado também pelo evento: no dia 13 de maio em 1833, ocorreu a Revolta de Carrancas, a maior rebelião de pessoas escravizadas contra a violência senhorial do Sudeste.
Texto e Arte: Mariana Bessa