Âé¶¹ÊÓÆµ

Professora da Âé¶¹ÊÓÆµ participa de portal da UnB dedicado a literatura brasileira contemporânea

Publicada em 28/05/2025

A Universidade de Brasília (UnB) lançou, no dia 19 de maio, o portal , uma plataforma dedicada ao projeto Mapeamento crítico da literatura brasileira contemporânea. Pesquisadores do Brasil e do exterior têm contribuído na redação, revisão e ilustração. Entre eles, está a professora do Departamento de Letras Artes e Cultura (DELAC) da Âé¶¹ÊÓÆµ, Juliana Borges Oliveira de Morais, que atua como revisora e resenhista.


A professora da Âé¶¹ÊÓÆµ afirma ser uma honra participar do projeto. “Acredito que a comunidade acadêmica, os professores da educação básica e todos os interessados por literatura irão se beneficiar com o portal, que é um trabalho em construção e de cunho amplamente colaborativo, o que é extremamente importante para o debate e para uma efetiva circulação de ideias”, comenta.


Coordenado pela professora Regina Dalcastagnè, o projeto foi desenvolvido pelo Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea da UnB, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).


O portal busca resgatar obras literárias significativas que foram esquecidas pelo público ou desvalorizadas pelo mercado editorial. No momento, o acervo reúne 230 resenhas críticas de romances brasileiros publicados a partir da década de 1970. Mas, posteriormente, incluirá mais obras resenhadas e outros gêneros literários.


O nome Praça Clóvis remete ao samba de Paulo Vanzolini e foi escolhido por simbolizar um espaço público de convivência e circulação de ideias. O portal pode ser acessado em: .


A contribuição de Juliana Morais pode ser conferida . Já o lançamento do portal está disponível no canal do Youtube da Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) .

Texto e arte: Lara Reis