Marcelo Andrade defendeu, no Senado, a criação da Semana Nacional da Educação Cidadã
Publicada em 28/05/2025
O reitor da Âé¶¹ÊÓÆµ, Marcelo Andrade, participou nesta quarta, 28, de uma audiência pública na Comissão de Educação do Senado Federal, presidida pela relatora, Senadora Jussara Lima (PSD - PI). Representando a Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior), Marcelo manifestou apoio ao Projeto de Lei 4.799/2024, que propõe a criação da Semana Nacional de Educação Cidadã nas escolas brasileiras. Para ele, a iniciativa pode contribuir significativamente para o fortalecimento da Educação no país.
No entanto, o reitor ressaltou que é fundamental lembrar que o ano possui outras 51 semanas, sendo pelo menos 27 delas letivas, e que a efetivação de uma Educação verdadeiramente cidadã se dá no cotidiano escolar. Para isso, é imprescindível assegurar à comunidade escolar, professores, funcionários e alunos, os seguintes princípios: liberdade de expressão; participação democrática; valorização do magistério; participação efetiva na formulação das políticas públicas de Educação e livre cátedra. “os professores não podem ser ameaçados pelo conteúdo que ensinam, nem trabalhar sob o julgo do medo, avalia Marcelo.
Durante sua fala, o reitor destacou que o projeto reconhece a importância da Educação cidadã na construção de uma sociedade crítica, justa e participativa. Enfatizou ainda que se trata de uma oportunidade para o resgate do espírito republicano, algo essencial no contexto atual. Segundo ele, o pensamento crítico e o ato criativo são indissociáveis e devem estar no centro de qualquer processo de formação humana emancipadora. Marcelo também chamou a atenção para a necessidade de incluir, de forma mais explícita, ações voltadas aos direitos humanos no texto do projeto.
Ao final, reforçou que a concretização de uma Educação cidadã depende do dia a dia nas escolas, do respeito à liberdade de expressão e da valorização dos profissionais da educação. Prestou homenagem aos milhares de docentes que atuam diariamente com compromisso e responsabilidade em todo o país. “Que possamos, com a sociedade unida, fortalecer a Educação e formar cidadãos críticos, criativos, participativos e comprometidos com a construção de uma sociedade justa, inclusiva e democrática”, afirmou.
Além da Andifes, outras entidades também manifestaram apoio à criação da Semana Nacional de Educação Cidadã, entre elas: a União Nacional dos Estudantes (UNE), a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), entre outras.
Assista a gravação da audiência no You Tube da .