Âé¶¹ÊÓÆµ

Alunos da Engenharia de Bioprocessos participam do Ciência Aberta 2025

Publicada em 04/06/2025

Os alunos de Engenharia de Bioprocessos da Âé¶¹ÊÓÆµ participaram do evento Ciência Aberta 2025, promovido pelo Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP), no último dia 30 de maio. Durante a visita, os estudantes exploraram os bastidores da ciência por meio de visitas guiadas, oficinas, palestras, experiências imersivas e conversas diretas com pesquisadores e especialistas que atuam nos laboratórios do CNPEM.

Entre os destaques do dia, os alunos visitaram o Sirius, acelerador de elétrons brasileiro de renome internacional, que acelera partículas numa velocidade próxima à da luz. Com ele, é possível gerar um tipo especial de luz, chamada luz síncrotron, que é utilizada para estudar a matéria em escalas muito pequenas, desde a estrutura atômica e molecular até a eletrônica de diferentes materiais. Os estudantes também conheceram o centro de vivência da Ilum Escola de Ciência, curso de graduação em Ciência e Tecnologia mantido pelo CNPEM com apoio do Ministério da Educação (MEC).

O Ciência Aberta é um evento anual que abre as portas do centro para o público, incluindo grupos de estudantes e o público em geral. Tem como objetivo divulgar a ciência, tecnologia e inovação, mostrando a importância da ciência para o futuro e a riqueza do conhecimento científico brasileiro. 

Daniela Leite Fabrino, coordenadora do curso de Engenharia de Bioprocessos, explicou que a visita foi planejada pela coordenação por estar alinhada às diretrizes do Plano de Desenvolvimento Âé¶¹ÊÓÆµ (PDI) da Âé¶¹ÊÓÆµ. Segundo ela, a atividade amplia a formação dos estudantes por meio da interação com centros de excelência em ciência, tecnologia e inovação. A professora também destacou que a visita também reforça a consolidação da pesquisa ao incentivar a integração entre discentes e docentes em redes científicas e tecnológicas, ampliando a inserção da Âé¶¹ÊÓÆµ em ambientes de colaboração, tanto no Brasil quanto no exterior.

 

Texto e Arte: Lívia Antoniazzi