Âé¶¹ÊÓÆµ

Professora da Âé¶¹ÊÓÆµ palestra na Semana de Prevenção ao Uso de Drogas

Publicada em 06/06/2025

A professora dos cursos de Farmácia, Bioquímica e Medicina da Âé¶¹ÊÓÆµ, Farah Maria Drumond Chequer, ministrará uma palestra sobre “Efeitos danosos à saúde humana causados pelo uso abusivo de drogas” na Semana de Prevenção ao Uso de Drogas em Divinópolis. O evento será organizado pelo Conselho Municipal sobre Drogas de Divinópolis (COMAD) e a prefeitura do município.


A palestra será no dia 23 de junho, às 13h no auditório da Secretaria Municipal de Trânsito, Segurança Pública e Mobilidade Urbana (SETTRANS) e estará aberta a toda comunidade. Ela buscará apresentar os principais efeitos danosos do uso abusivo de drogas sobre a saúde humana, com base em evidências científicas atualizadas. 


Serão abordados os impactos físicos, mentais e sociais do consumo de substâncias psicoativas, além de refletir sobre os fatores de risco, o papel da informação na prevenção e a importância da criação de uma boa rede de apoio. O objetivo é ter um diálogo direto com os participantes para que eles se sensibilizem e possam atuar como multiplicadores da prevenção.


O uso abusivo de drogas é um problema de saúde pública que afeta as comunidades, sendo frequentemente associado a vulnerabilidades sociais, violência e agravamento de doenças físicas e mentais. Por isso, além de palestras, uma série de ações voltadas à conscientização e à prevenção do uso abusivo de substâncias psicoativas serão apresentadas. A Semana de Prevenção é uma oportunidade para romper com estigmas, promover o acesso à informação e fortalecer estratégias de prevenção que ampliam os diálogos sobre os riscos envolvidos, os fatores que levam ao uso e, principalmente, os caminhos possíveis para a prevenção e o cuidado.


Para Farah Chequer, a participação dos alunos da universidade e da população em geral é essencial, já que a prevenção ao uso de drogas é uma responsabilidade coletiva e que demanda o envolvimento ativo de toda a sociedade para construir redes de apoio mais consistentes e solidárias É um momento importante de acesso à informação de qualidade, de escuta e de troca de experiências, além do fortalecimento do vínculo com instituições públicas comprometidas com a promoção da saúde e o cuidado coletivo.


A professora alerta ainda sobre a importância do envolvimento da universidade nessa ação: “A universidade tem um papel estratégico na prevenção ao uso de drogas por meio da formação crítica de profissionais, da produção de conhecimento científico e das ações de extensão universitária.” 


Para mais informações sobre o evento, acesse

 

Texto e Arte: Lívia Antoniazzi