A importância da proteção vacinal
Publicada em 09/06/2025
Em 9 de junho, é comemorado no Brasil, o Dia Nacional da Imunização. A data tem a intenção de conscientizar a população sobre a importância da vacinação para a prevenção de doenças e para a saúde pública.
Atingir uma taxa de vacinação acima da meta de cobertura dos imunizantes tem sido um dos desafios da saúde pública nos últimos anos no Brasil.
A falta de vacinação tem levado ao ressurgimento de doenças que já haviam sido erradicadas ou controladas no país. Entre as principais estão a poliomielite, o sarampo, a difteria, a coqueluche e a febre amarela. A baixa cobertura vacinal, especialmente em crianças, é um dos principais fatores que contribuem para esse problema.
O receio em vacinar a si ou aos filhos afeta a imunização coletiva, que desempenha um papel fundamental na proteção da população, em especial recém-nascidos e idosos, contra doenças infecciosas graves.
Todas as vacinas recomendadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) são disponibilizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Para os indivíduos em situações especiais (transplantados, pessoas vivendo com HIV, entre outras condições) vacinas especiais estão disponíveis nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE).
Em combate à desinformação, convidamos a médica pediatra e professora do Departamento de Medicina da Âé¶¹ÊÓÆµ (DEMED), Márcia Reimol de Andrade para responder algumas dúvidas comuns sobre o tema.
Informe-se e não deixe de se vacinar e de garantir que todos ao seu redor também estejam protegidos!
1. Por que devo vacinar meu filho ou filha?
Para evitar o adoecimento ou a ocorrência de formas graves das doenças imunopreviníveis.
2. Que tipo de reações são esperadas?
Depende da vacina, mas é muito comum a ocorrência de dor local ou, até mesmo, febre.
3. Posso vacinar meu filho sem receios?
Podem ocorrer eventos adversos, mas o risco do adoecimento ou da forma grave da doença tende a ser maior do que o risco da vacina.
4 Qual a importância de seguir o calendário de vacinação?
Para que seu filho ou filha fique protegido por aquelas doenças, ou pelas formas graves das mesmas, cujas vacinas são contempladas no Programa Nacional de Imunização.
5. Pode vacinar mesmo fora da idade recomendada?
Isso depende da vacina. Existem situações que devem ser avaliadas caso a caso.
6. Quais são as vacinas mais importantes?
TODAS
7. Onde posso levar meus filhos para vacinar?
Postos de saúde ou clínicas privadas de vacinas.
8. É preciso esperar campanhas?
Não