Âé¶¹ÊÓÆµ quer rede de ensino com universidades dos Brics e Sul Global
Publicada em 09/06/2025
A Universidade Federal de São João del-Rei está comprometida em fortalecer sua atuação global por meio da ampliação de parcerias com universidades do BRICS+ e de outras instituições do Sul Global. Essa diretriz integra os objetivos estratégicos da Âé¶¹ÊÓÆµ, que busca consolidar sua marca no cenário internacional.
Durante a segunda edição do Fórum de Reitores das Universidades do BRICS+, realizada no último sábado, 7, no Rio de Janeiro, o reitor Marcelo Andrade reafirmou esse compromisso em seu discurso, defendendo a intensificação da cooperação entre as universidades do bloco e destacando o desejo da Âé¶¹ÊÓÆµ de participar ativamente da construção coletiva de uma rede de ensino superior mais integrada e colaborativa.
O reitor também fez um apelo para que as fronteiras dos países não impeçam o diálogo e apoio entre as instituições e os países. “Fronteiras são só fronteiras, mas na verdade todos nós pertencemos a uma grande família chamada humanidade”, destacou Marcelo Andrade.
Esse esforço soma-se à assinatura do Memorando para o estabelecimento da Liga das Universidades Bielorrussas, Brasileiras e Russas, que formalizou uma associação voluntária e não-comercial entre instituições dos três países.
O Fórum reuniu mais de 300 participantes, incluindo reitores, autoridades governamentais e representantes da comunidade científica do Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã. Os representantes destes países se reuniram para fortalecer a cooperação em educação, pesquisa e inovação, com foco em desenvolvimento inclusivo, sustentabilidade e cooperação global.