Âé¶¹ÊÓÆµ

Agenda anual do GIHPP: primeira conferência é de Clarice Paulon

Publicada em 11/06/2025

Na próxima terça, 17, às 14h, o Grupo Interinstitucional de Historiografia e Política da Psicanálise () inaugura a agenda 2025 dos ciclos de conferência que despontam como uma de suas mais significativas atividades de intercâmbio acadêmico.

A conferencista deste mês é a psicanalista Clarice Paulon (UNESP), que vai falar, , sobre História e política na formação do psicanalista brasileiro, temática que vem aflorando no cenário das reflexões acerca da constituição, por parte dos psicanalistas brasileiros, de uma pauta clínica e intelectual relativamente autônoma, que ofereça subsídios para se posicionarem politicamente frente aos desafios de seu tempo.

Clarice é pesquisadora do GIHPP, doutora em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da USP, com período de estágio sanduíche na Universidad de La Republica (UdelaR, Uruguai), parceira do PPGPSI. A transmissão é aberta ao público.

De acordo com o coordenador do Grupo, professor Fuad Kyrillos Neto (DPSIC), o pilar do GIHPP é o interesse em estudar a historiografia e a política da Psicanálise como uma das estratégias para a formação de futuros psicanalistas. “Ao incentivar análises que levem ao aprimoramento da visão crítica das práticas psicanalíticas na contemporaneidade, essa equipe de pesquisa, composta por um coletivo interdisciplinar, busca produzir conhecimento em parceria, guiando-se por diretrizes compartilhadas para resolução de problemas, troca de experiências e definição de metas comuns”, analisa.

A discussão das relações da Psicanálise com a História, a Teoria Social e a Linguística, e seus impactos éticos e políticos na Psicanálise em extensão e intenção dão o tom dos objetivos do GIHPP.