Âé¶¹ÊÓÆµ

Edição 1500 do Boletim: a Comunicação da Âé¶¹ÊÓÆµ construída por muitas mãos

Publicada em 18/06/2025

Há sete anos, numa tarde de setembro, surgia nas caixas de entrada dos membros da comunidade acadêmica o Boletim Âé¶¹ÊÓÆµ. Até 2018, a divulgação de atividades internas da Universidade era realizada de acordo com a demanda: ou seja, cada solicitação que chegava no e-mail da Assessoria de Comunicação (Ascom) era repassada para todos os servidores, sem uma avaliação criteriosa da pauta, o que superlotava as caixas de entrada. Nesse cenário, inaugurou-se o Boletim, canal oficial de comunicação interna da Âé¶¹ÊÓÆµ, que passou a enviar, diariamente nos e-mails institucionais, as informações que envolvem nossa instituição. 


O que inicialmente foi entendido como apenas um sistema de e-mailing tornou-se uma das principais ferramentas de comunicação da Universidade. Bruno Carvalho, jornalista da Ascom que assumia a chefia da Assessoria quando foi inaugurado o Boletim, conta que, depois de muito matutar, a ideia do Correio Âé¶¹ÊÓÆµ pareceu a mais interessante, já que era capaz de atingir estudantes, técnicos, professores e terceirizados. A ideia era reunir “todo o conteúdo que a Universidade produz que é de importância para a comunidade”, explica o servidor. No início, surgiram alguns contratempos, como a delimitação do que seria divulgado no Boletim, mas, aos poucos, “as pessoas começaram a gostar”, afirma Bruno. 


Geimison Maia, ex-servidor que foi o primeiro redator do Boletim, diz que o novo canal de comunicação acrescentava “periodicidade, padronização e previsibilidade” ao caráter comunicacional da instituição. Agora, a comunidade acadêmica sabia quando, onde e de que forma as informações internas chegariam até ela. A novidade do Boletim foi tamanha que, durante a pandemia, quando a Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Proen) lançou uma pesquisa para entender qual era o canal informativo mais utilizado pela comunidade acadêmica, o Boletim foi o que apareceu em primeiro lugar. “Foi uma grande surpresa saber que o Boletim tinha ganhado esse respeito”, celebra Geimison.


Em 2021, a ex-estagiária da Ascom e estudante da Âé¶¹ÊÓÆµ, Gabriella Canuto, assumiu a redação dos textos que chegam nos e-mails institucionais. Ela, que escreveu mais de 600 edições, reitera o potencial do Boletim, porque “é a partir dele que você consegue ficar a par de tudo que está acontecendo dentro (e fora também) da Universidade”. Para ela, a principal mudança que presenciou foi a reestruturação estética do Boletim, o que o “tornou muito mais atrativo”.  


A responsável pelo novo design do meio de comunicação foi a ex-estagiária e egressa do curso de Jornalismo Greycyelle Miranda. Na avaliação da jornalista, a mudança estética do Boletim conquistou uma maior atratividade e uma melhoria na experiência do usuário, “facilitando a leitura a partir da segmentação das notícias e com botões que direcionam para cada uma delas, além da inserção de imagens e da conexão com outros canais da instituição”. 


Hoje, 17 de junho, o Boletim chega em sua 1500ª edição. Redigido pela jornalista Cibele de Moraes e programado pelo colaborador terceirizado Rodolfo Silva, ele segue firme todos os dias na caixa de entrada do e-mail institucional da comunidade acadêmica. Oportunidades de editais, notas de pesar, eventos, conquistas, lançamentos: todas as narrativas que tecem o dia-a-dia de nossa Universidade são contadas por lá. Para Cibele, o que permite que o Boletim assuma essa posição é a presença de muitas pessoas na produção dele: “Para mim, a comunicação precisa ser feita por pessoas, e eu vejo a gente, da Ascom, como uma ferramenta super estratégica”. Assim, a partir de um olhar sensível e humano para as conexões e vivências que construímos na Âé¶¹ÊÓÆµ, o Boletim acaba se tornando um verdadeiro narrador da história que compomos juntos nesta Universidade. 


Novidades na Comunicação da Âé¶¹ÊÓÆµ


Em celebração à 1500ª edição do Boletim, a Ascom inaugurou novidades na Comunicação interna e externa da Âé¶¹ÊÓÆµ. 

- Atend+

O sistema Atend+ foi desenvolvido, pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTInf), para registrar e gerenciar as solicitações da comunidade acadêmica. A iniciativa tem como objetivo aprimorar a comunicação e tornar o atendimento a discentes, egressos, coordenadores de curso e demais colaboradores mais eficiente, transparente e dentro dos prazos estabelecidos.

O novo sistema substituirá gradualmente os atendimentos feitos por e-mail, memorando eletrônico e outros canais. A partir da implantação, as demandas que já possuírem formulários específicos no Atend+ deverão ser registradas exclusivamente na plataforma. As solicitações recebidas por meios anteriores até a data de ativação do sistema continuarão sendo atendidas normalmente.


Para solicitar publicações, artes e produções de cerimoniais para a Ascom, será necessário realizar o pedido através do Atend+. Neste link você pode acessar o sistema.


- TikTok da Âé¶¹ÊÓÆµ


Além do Instagram, Facebook, Twitter, Linkedin e YouTube, criamos um perfil no TikTok. Por lá, você poderá ver os vídeos que produzimos sobre eventos, novidades, produções acadêmicas e muito mais!

 

Para acompanhar nosso perfil, é só seguir o


- Grupos de WhatsApp


Também criamos grupos de WhatsApp! Cada segmento da comunidade acadêmica terá um grupo de mensagens para divulgar, de forma resumida, as matérias que são publicadas em todos os canais de comunicação oficiais da Universidade.


Para ficar por dentro das notícias mais recentes da Âé¶¹ÊÓÆµ, clique, , no grupo referente ao seu segmento.


- Instagram do CAP


De todos os campi fora de sede, o Campus Alto Paraopeba era o único que não tinha nenhuma rede social - mas isso acabou! Gerido pela Ascom, o Instagram do CAP reunirá publicações com apelo mais direto ao público estudantil e externo de Ouro Branco e Congonhas, como oportunidades acadêmicas e científicas, eventos culturais e campanhas institucionais. Por lá, os conteúdos variam entre postagens com imagem e texto, carrosséis, vídeos curtos e Reels.


Então, que tal seguir o perfil do CAP? É só clicar !


- Reformulação do site da Ascom


Para fechar com chave de ouro as novidades em nossos canais de Comunicação, informamos que foi reformulado o site da Assessoria de Comunicação da Âé¶¹ÊÓÆµ. Agora, de forma mais intuitiva, a comunidade acadêmica pode solicitar com facilidade a produção de textos, acessar os contatos mais importantes da Universidade, obter as logomarcas da Âé¶¹ÊÓÆµ em alta resolução, baixar fotos e vídeos de todos os campi e muito mais!

Corre lá para dar uma conferida: /ascom/index.php.