Servidor da Âé¶¹ÊÓÆµ lança livro em festival de cinema de Ouro Preto<br />
Publicada em 26/06/2025
Michel Montandon, técnico administrativo da Âé¶¹ÊÓÆµ, fará o lançamento do seu livro “Redesenhar dispositivos, criar sentidos”, no próximo domingo, dia 29 de Junho, às 12h30, na 20ª CineOP - Mostra de Cinema de Ouro Preto. O evento acontece no Centro de Artes e Convenções daquele município, localizado à Rua do Pilar, 328. O livro também será lançado no 35° Inverno cultural da Âé¶¹ÊÓÆµ.
A publicação é resltado do Doutorado em Estudos de Linguagens pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) na área de linguagem, educação e tecnologia. A tese, defendida em 2023, teve a orientação da professora Ana Elisa Ribeiro, que também prefaciou o livro.
Segundo a docente, o livro tem um título promissor na medida em que trabalha o Redesenhar dispositivos, criar sentidos - Cinema de Grupo e práticas de cuidado junto a professoras da Educação Básica sob a perspectiva dos multiletramentos. Ana Elisa aponta que a obra apresenta um conjunto de preocupações e compromissos muito mobilizador: a produção de sentidos, o redesenho (numa alusão já aos multiletramentos), o cinema de grupo e as práticas de cuidado na relação com docentes da Educação Básica.
Já na sinopse podemos extrair que nesta obra, as experienciações do Cinema de Grupo e Práticas de Cuidado foram descritas e analisadas criticamente levando-se em conta os pressupostos teóricos da Pedagogia dos Multiletramentos, buscando conhecer os modos de apropriação, ressignificação e criação de sentidos por parte de professoras e professores da educação básica que participaram dos processos de desenho e redesenho de dispositivos.
Sobre a Cine OP
A Mostra de Cinema de Ouro preto trata o cinema como educação, sendo pioneira desde sua criação, em 2006, a enfocar a preservação audiovisual, memória, história e a tratar o cinema como patrimônio. A CineOP chega a sua 20ª edição reafirmando o propósito de ser um espaço de reflexão e luta pela salvaguarda do rico e vasto patrimônio audiovisual brasileiro em diálogo com a educação e em intercâmbio com o mundo.
Para mais informações sobre a mostra entre no site ou visite para conhecer os livros a serem lançados.