Âé¶¹ÊÓÆµ

 

1 - Assinada cooperação técnica: HU avança

O Acordo de Cooperação Técnica que efetiva a parceria entre Âé¶¹ÊÓÆµ, governo de Minas Gerais e EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), foi assinado na última terça, 4, pelo reitor Marcelo Andrade; pelo secretário de Estado da Saúde, Fábio Baccheretti; pelo presidente da EBSERH, Arthur Chioro; e o vice-presidente, Daniel Beltrammi.

Esse documento garante a sequência do processo de concretização do Hospital Universitário da Âé¶¹ÊÓÆµ, no Campus Centro-Oeste Dona Lindu, em Divinópolis. A assinatura foi efetivada depois da aprovação pelo Conselho Universitário, em dezembro do ano passado.

E é fruto de intenso trabalho, como explica o reitor Marcelo: “Foi um esforço coletivo e muito bem planejado. Acreditamos que esse hospital vai marcar um novo tempo não só na região Centro-Oeste, mas também na vida da comunidade acadêmica da Âé¶¹ÊÓÆµ, que só tem a ganhar com essa realização.” A diretora do CCO, Herica Santos, destaca que o HU, “uma conquista de todos”, vai ser o único hospital 100% SUS da região, responsável pela assistência médica pública e formação dos futuros profissionais de saúde.” Saiba mais.

 

2 - Tecnologia NanoFood para conservação de alimentos

O revestimento alimentar para proteção de frutas e legumes pós-colheita, desenvolvido pela NanoFood, começa a ser produzido na fábrica inaugurada em janeiro no Campus Alto Paraopeba. Trata-se da primeira planta produtiva de nanotecnologia do Alto Paraopeba no Estado de Minas, com capacidade para produzir 18 toneladas ao mês de seu produto, destinado a aumentar a vida útil de alimentos colhidos, a fim de diminuir o desperdício e aumentar a eficiência da cadeia produtiva da indústria alimentícia. Outras informações.

 

3 - Amplitude, no Centro Cultural


Em cartaz na Galeria Escada do Centro Cultural Âé¶¹ÊÓÆµ até 30 de março, a exposição coletiva Amplitude reúne trabalhos de nove artistas afrobrasileiros, que trabalham numa diversidade de técnicas e linguagens, incluindo xilogravura, pintura, colagem, cerâmica, serigrafia, fotografia, bordado e calligraffiti. 


Vindos de Minas, Rio, Recife e São Paulo, os artistas propõem diálogos entre territórios e vivências, com destaque para a arte afrodiaspórica no Brasil e suas conexões com São João del-Rei. A variedade de mídias e narrativas reforça semelhanças e particularidades das produções apresentadas.


A entrada é gratuita. Nos dias úteis, a visitação está aberta de 9h às 20h; nos fins de semana e feriados, de 9h às 17h.

 

4 - Mesa-redonda no PPGCA


Aproveitamento de resíduos agroindustriais é o tema da mesa-redonda que o Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias (PPGCA) promove na próxima sexta, 14, às 9h, por via remota e emissão de certificado.


é o link para o formulário de inscrição. O acesso à sala da transmissão será enviado aos inscritos. Participe!

 

5 - IPB recebe professores visitantes


O Instituto Politécnico de Bragança (IPB), de Portugal, comunica a abertura do Edital 25/26, para recepção de professores visitantes, no primeiro e segundo semestres deste ano. As candidaturas devem ser submetidas até 15 de março, . A proposta de Bragança é partilhar a diferenciação por meio do reforço de seu histórico de internacionalização, com o objetivo de promover a inovação formativa e a investigação aplicada.

 

6 - Dúvidas em relação ao “Come To Minas”?

 
Todas elas podem ser sanadas no , que transmitiu live tira-dúvidas sobre a – Compete Minas – Linha Atração de Empresas Inovadoras (Come To Minas), que vai disponibilizar R$ 20 milhões em recursos não reembolsáveis ​​para promover a atração ou a constituição de centros de pesquisa e desenvolvimento e/ou a transferência de empresas de base tecnológica, startups, empreendimentos científicos e tecnológicos. A ideia é o desenvolvimento de produtos (bens e serviços) ou processos inovadores, para Minas Gerais. 


Última atualização: 07/02/2025