HISTÓRICO DO CURSO
Em 1953, a Inspetoria Salesiana Dom Bosco criou, anexa ao Colégio São João, a Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras, com o objetivo de habilitar profissionalmente, de acordo com as exigências oficiais, os religiosos da Congregação mantenedora. A Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras teve seus estatutos aprovados pelo Governo Federal, por meio do Decreto 34.392, de 27 de outubro daquele ano, assinado pelo então Presidente da República Getúlio Dornelles Vargas, que tinha como Ministro da Justiça Tancredo de Almeida Neves. Instalada em março de 1954, somente dois anos após abriu-se à educação externa, acrescentando os cursos de Psicologia e Pedagogia.
O Curso de Letras iniciou suas atividades em 1954, oferecendo as seguintes habilitações: Letras Neolatinas (Espanhol, Italiano, Francês e Português) e Letras Anglo-Germânicas (Inglês e Alemão). Na década de 1960, foi criada a habilitação em Letras Clássicas (Grego e Latim). Em 1973, o curso sofreu uma grande reformulação, passando a oferecer as habilitações em Língua Francesa e respectiva Literatura; Língua Latina e respectiva Literatura; Língua Inglesa e respectiva Literatura; Língua Portuguesa e respectiva Literatura. Em 1984, as conversas e discussões com o Prof. Dr. César Augusto da Conceição Reis, da Faculdade de Letras da UFMG (FALE/UFMG), foram decisivas para o Curso de Letras da Faculdade Dom Bosco considerar e implantar a disciplina Linguística em seu currículo. A partir de então, os estudos linguísticos e seus desdobramentos vêm sendo sempre oferecidos regularmente para o formando em Letras.
A Faculdade Dom Bosco manteve até 1986 os cursos de Filosofia, Ciências, Pedagogia, Letras e Psicologia. Em 1987, ela foi federalizada e o Curso de Letras manteve esse currículo, porém com algumas adaptações, continuando com o oferecimento de Licenciatura em Língua Inglesa e suas Literaturas e em Língua Portuguesa e suas Literaturas. Na década de 1990, foi elaborada uma pequena reforma no currículo, com o acréscimo de algumas disciplinas e a retirada de outras.
A partir de 2011, iniciou-se a elaboração da reforma curricular do curso, apresentada no Projeto Pedagógico de 2018. Em 2014, o bacharelado foi extinto, conforme Resolução Âé¶¹ÊÓÆµ/CONSU nº 041, de 1º de dezembro de 2014. O desmembramento do curso em dois, Letras – Língua Portuguesa e suas Literaturas e Letras – Língua Inglesa e suas Literaturas, foi efetivado em 2017, passando o novo currículo dos dois Cursos a vigorar, a partir do primeiro semestre de 2018. O currículo do curso de Letras – Língua Portuguesa e suas Literaturas esteve em funcionamento por dois anos e, conforme motivos apresentados anteriormente, está sendo reformulado pelo texto contido nesta proposta que agora apresentamos e que passará a reger o Curso de Letras, a partir do primeiro semestre letivo de 2020, após aprovação nos Conselhos Superiores da Universidade Federal de São João del-Rei. Vale ressaltar que a reformulação do Projeto Pedagógico do Curso Letras está em consonância com a Resolução Âé¶¹ÊÓÆµ/CONEP, nº 027, de 11 de setembro de 2013, modificada pela Resolução Âé¶¹ÊÓÆµ/CONEP nº 029, de 26 de setembro de 2018.
IDENTIFICAÇÃO
Nome do Curso - Letras
Código INEP - 4195
Modalidade - Licenciatura
Titulação - Licenciado
Horário de funcionamento - Licenciatura no turno da noite
Tempo de integralização - 4 (quatro) anos
Número de vagas - 40 vagas anuais
Justificativa do número de vagas - Parecer COLET/Âé¶¹ÊÓÆµ 001/2025
Última atualização: 31/03/2025